Búfalo da raça Murrah

Posted by:  :  Category: Búfalos

É originária do Punjab, mas bastante difundida no norte da Índia e no Paquistão. É considerada a melhor leiteira e manteigueira, pois é de exploração econômica e solta o leite sem a presença da cria. No Brasil, o contingente de animais puros ‚é reduzido, já que a maioria dos animais apresenta características de outras raças, o que indica serem produtos de cruzamentos.

Descrição:

Peso médio de 550kg nas fêmeas e 750 nos machos.

Altura média de 132cm nas fêmeas e 140 nos machos.

Pelagem preta, com a vassoura da cauda incluindo pelos brancos, mas a vassoura preta é tolerada. Manchas despigmentadas desclassificam, a não ser que sejam pequenas. Pele fina, macia e com pelos raros.

Cabeça de comprimento médio, perfil convexo, fronte larga e um pouco saliente. Marrafa com leve depressão no centro. Orelhas pequenas, um pouco inclinadas e com abertura para diante. Chanfro estreito, de perfil reto e narinas bem separadas. Chifres pequenos, finos e curtos, saindo para trás, para fora, para baixo e para cima, com a ponta retorcida para dentro e enrolada, com secção circular ou achatada.

Pescoço de comprimento médio, forte no macho e descarnado na fêmea.

Corpo curto, retaco e profundo. Dorso largo e um pouco selado. Lombo largo e direito. Costelas bem arqueadas. Ancas salientes, bem separadas e um pouco caídas. Garupa larga, um pouco inclinada no macho e mais na fêmea. Inserção da cauda relativamente alta. Coxas e nádegas chatas, mas carnudas. Úbere volumoso, avançando para diante e para trás. Tetas longas, bem separadas, sendo as anteriores mais curtas. Veias de leite grossas e sinuosas.

Membros curtos, grossos, corretamente aprumados e com unhas pretas.

Aptidões e outras qualidades:
A raça Murrah, na Índia, é tida como a melhor produtora de leite, dando normalmente, por ano, de 1.500 a 2.250kg de leite com 7% de matéria graxa.

Fonte: www.agrov.com


Búfalos- Raça Mediterrânea

Posted by:  :  Category: Búfalos

Este búfalo, conhecido como “preto” ou “italiano”, é encontrado no Pará e no Brasil Central, trazido da Itália, onde alguns rebanhos foram selecionados pela produção leiteira. Apresenta características de Murrah e de Jaffarabadi.

Descrição:
Peso médio de 550kg nas fêmeas e 750 nos machos.
Altura média de 140 e 150cm, nas fêmeas e machos, respectivamente.
Pelagem totalmente preta, sendo toleradas pequenas manchas e vassoura da cauda clara. Manchas despigmentadas desclassificam. Os pêlos são mais abundantes nos animais novos.
Cabeça de tamanho médio e perfil convexo. Chifres negros, grossos e fortes, de secção triangular, dirigidos para fora, para trás e para cima, com a ponta voltada para dentro ou não, acima da marrafa.
Pescoço fino, quase sem barbela.
Corpo compacto, musculoso, profundo e de comprimento médio. As linhagens mais leiteiras mostram corpo mais longo e menos musculoso. Úbere bem desenvolvido, amplo.
Membros fortes, de comprimento médio e corretamente aprumados.

Aptidões e outras qualidades:
Embora a produção leiteira mínima exigida seja de 1.000kg de leite em 305 dias de lactação, o controle leiteiro em Caserta e Salerno, na Itália, registrou, em 1967, as seguintes produções médias em búfalas eradas:

Em regime de 1 ordenha, 1,534kg de leite com 7,93% de gordura;

Em regime de 2 ordenhas: 2.362kg de leite com 7,92% de graxa.

Na fabricação de queijo “Mozarella”, os leites de vaca e de búfala rendem 15% e 25%, respectivamente.

Fonte: www.agrov.com


Jafarabad

Posted by:  :  Category: Búfalos

Raça Jafarabad
Originária do oeste da Índia, é uma raça pesada, boa leiteira, porém menos que a precedente. A fêmea não solta o leite sem a presença da cria. Sua introdução no Brasil data de 1919, feita por criadores do Triângulo Mineiro.

Descrição:
Peso médio de 650kg nas fêmeas e 950 nos machos.
Altura média de 135cm nas fêmeas e 145 nos machos.
Pelagem preta, uniforme, com pelos raros. Pequenas manchas despigmentadas são admitidas, mas quando grandes desclassificam.
Cabeça mais pesada que a da Murrah, mostrando fronte ultraconvexa e marrafa arredondada, em semicírculo. Chifres compridos e pesados, saindo para trás, para baixo e para fora, com a ponta direita ou virada para cima, mas não enrolada.
Pescoço pesado e provido de barbela.
Corpo comprido e profundo. Linha superior direita, cavada no lombo e com garupa um tanto inclinada. Úbere relativamente bem feito e de bom volume.
Membros fortes, ossudos e bem aprumados. Patas grandes e vigorosas.

Aptidões e outras qualidades:
Pelo peso que alcança e pela produção leiteira, é considerada como raça mista, para carne e leite. Dá, no mínimo, 1.000kg de leite gordo em 305 dias. Garrotes criados no pasto alcançam comumente os seguintes pesos: aos 12 meses, 225kg; aos 24 meses, 400kg; na maturidade, mais de 600kg. No abate, o rendimento é de uns 50%. O peso do couro passa de 50kg. Animais castrados, quando bem alimentados, são bons ganhadores de peso.

O búfalo é um animal muito produtivo. Por isso é muito rentável.
Tem índice de natalidade alto, em média 82%, chegando, com alguns cuidados de manej, a 95% e até 100%. Costuma ter em média, 15 crias. É comum, também, parir com idade superior a 20 anos.Em confinamento atinge, facilmente, 450 a 500 kg de peso vivo, aos 18 ou 20 meses. Chega com facilidade, a pasto, aos 600 kg em 24 meses. Produz em média, 3,5 litros de leite por dia, a pasto. Produz a primeira cria aos 30 meses.

Cerca de 7% de todo o leite produzido no mundo é de búfala e, na Índia, esta qualidade chega a 70%. Produtividade alta apenas a pasto. Também é consiguida com baixa utilização de medicamentos, uma vez que, sucetíveis, eles são resistentes à maioria das doenças que acometem os bovinos.

Para cada quilo de peso vivo, produz 2 kg de esterco/ano.

O couro é grosso e resistente e dá aos produtos ótima qualidade.

A carne de búfalo tem 40% menos colesterol que a carne bovina.

—— Búfalo Bovino
Caloria (Kcal)
131,00 289,00
Proteína (N x 6,25)
26,83 24,07
Total de lipídios, g
1,80 20,69
Ácidos graxos
——– ——–
Saturados total, g

0,60

0,60
Monossaturados total, g

0,53

9,06
Polissaturados total, g
0,36 0,77
Colesterol, mg
61,00 90,00
Minerais
641,80 583,70
Vitaminas
20,95 18,52
fonte: Governo da Bahia, secretaria da agricultura

Fonte: www.agrov.com


Carabao

Posted by:  :  Category: Búfalos

O búfalo Carabao ou “Rosilho” existente no Pará, principalmente na Ilha de Marajó, é originário do sudoeste da Ásia e foi introduzido no Brasil mais ou menos em 1890.

Descrição
O Carabao é de fácil amansamento, bom para o trabalho e produção de carne.

Peso médio ao nascer, 35kg; fêmeas adultas, de 500 a 600kg; machos adultos, de 750 a 800kg.

Altura média de 132 cm nas fêmeas e 140 nos machos.

Pelagem rosilha ou castanha, com extremidades dos membros mais claras ou brancas e uma coleira mais clara na base do pescoço.

Cabeça relativamente pequena, com perfil reto, fronte ampla, olhos apagados e marrafa direita, não arredondada ou deprimida na parte média. Chifres grandes, compridos, não muito grossos, em semicírculo, com secção triangular ou ovalada; nascem para os lados e para trás, descrevendo ampla curva para cima, com a ponta para dentro e bem acima da linha da marrafa.

Corpo musculoso e um tanto cilíndrico, sem depressões.

Membros vigorosos, relativamente leves e corretamente aprumados.

Aptidões e outras qualidades
Graças à rusticidade, ao desenvolvimento das massas musculares e aos membros fortes, é bom para o corte e para trabalho, tanto de tração como de sela.
Como transpira somente pelo focinho, sente bastante as temperaturas elevadas e por isso gosta de mergulhar em rios, lagos, tanques e áreas pantanosas.

Fonte: www.agrov.com


?>