Parque Nacional – PARNA de Aparados da Serra

Posted by:  :  Category: Lugares, Parques nacionais

Chefe da Unidade: Deonir Geolvane Zimmermann
Telefones: (54) 32511277 e 32511262
A administraçao é conjunta com o Parque Nacional da Serra Geral, no endereço:
Rodovia RS 429, KM 18, Itaimbezinho, Cambará do Sul/RS. CEP 95.480-000. Caixa Postal 010.
E-mail: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br
Skype: pn.aparadosdaserra.serrageral

Para obter cópia do plano de manejo das duas unidades de conservação, entre em contato com a administração. São necessários 3 CD´s ou 01 DVD para copiar a versão integral em PDF.
Natureza e ecoturismo em Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, situam-se os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, abrangendo uma área de aproximadamente 27.500 ha, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de “Aparados da Serra”, inserida na Formação Geológica Serra Geral – daí a origem do nome destas importantes Unidades de Conservação.

O relevo e os aspectos naturais característicos desta região refletem uma série de atributos cênicos, histórico-culturais e de biodiversidade que justificam plenamente a sua conservação e o manejo sustentável de seus recursos.

Destaca-se neste cenário regional uma conformação geográfica bastante particular, caracterizada principalmente por paredões verticais de até 700 m de altura em transição abrupta com o relevo suave ondulado do planalto, como se este tivesse sido “aparado” a faca. É esta particularidade a responsável tanto pela heterogeneidade de ecossistemas quanto pelo potencial turístico de ambos Parques, nacional e internacionalmente conhecidos pelos famosos e impressionantes cânions localizados no interior de seus limites territoriais.

VISITAÇÃO

O parque é aberto à visitação de quarta à domingo, das 09 às 17 hs, sendo que a permanência em seu interior é permitida até uma hora após o fechamento da bilheteria.

São três as trilhas abertas ao público, sendo a trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo as principais atrações. A Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion, sendo que a entrada é feita no Posto de Informações e Controle de mesmo nome, que fica na cidade de Praia Grande/SC.

Para informações turísticas, consulte também os telefones das Centrais de Informações Turísticas de Cambará do Sul/RS > (54) 32511320 e de Praia Grande/SC > (48) 35321425

Informações da Unidade
Municípios: Praia Grande; Cambará do Sul
UF: SC/RS
Criação: 1959
Área: 10.250,0000 ha
Bioma: Mata Atlântica

Decreto de criação
Decreto nº 47.446, de 17 de dezembro de 1959
Decreto nº 70.296, de 17 de março de 1972

Vinculada a Coordenação Regional (CR) 9 – Florianópolis

Fonte: www.icmbio.gov.br

?>