Site sobre animais
É originária do Punjab, mas bastante difundida no norte da Índia e no Paquistão. É considerada a melhor leiteira e manteigueira, pois é de exploração econômica e solta o leite sem a presença da cria. No Brasil, o contingente de animais puros ‚é reduzido, já que a maioria dos animais apresenta características de outras raças, o que indica serem produtos de cruzamentos.
Descrição:
Peso médio de 550kg nas fêmeas e 750 nos machos.
Altura média de 132cm nas fêmeas e 140 nos machos.
Pelagem preta, com a vassoura da cauda incluindo pelos brancos, mas a vassoura preta é tolerada. Manchas despigmentadas desclassificam, a não ser que sejam pequenas. Pele fina, macia e com pelos raros.
Cabeça de comprimento médio, perfil convexo, fronte larga e um pouco saliente. Marrafa com leve depressão no centro. Orelhas pequenas, um pouco inclinadas e com abertura para diante. Chanfro estreito, de perfil reto e narinas bem separadas. Chifres pequenos, finos e curtos, saindo para trás, para fora, para baixo e para cima, com a ponta retorcida para dentro e enrolada, com secção circular ou achatada.
Pescoço de comprimento médio, forte no macho e descarnado na fêmea.
Corpo curto, retaco e profundo. Dorso largo e um pouco selado. Lombo largo e direito. Costelas bem arqueadas. Ancas salientes, bem separadas e um pouco caídas. Garupa larga, um pouco inclinada no macho e mais na fêmea. Inserção da cauda relativamente alta. Coxas e nádegas chatas, mas carnudas. Úbere volumoso, avançando para diante e para trás. Tetas longas, bem separadas, sendo as anteriores mais curtas. Veias de leite grossas e sinuosas.
Membros curtos, grossos, corretamente aprumados e com unhas pretas.
Aptidões e outras qualidades:
A raça Murrah, na Índia, é tida como a melhor produtora de leite, dando normalmente, por ano, de 1.500 a 2.250kg de leite com 7% de matéria graxa.
Fonte: www.agrov.com
Tags:Búfalos, Murrah