Menu

Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília foi criado em 29 de novembro de 1961 e teve seus limites redefinidos em 08 de março de 2006. Está localizado no Distrito Federal e pela importância de seus ambientes preservados, foi reconhecido pela UNESCO como Área Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado.

Histórico

Criado pelo Decreto Federal n.º 241, em 29 de novembro de 1961, com cerca de 30.000 hectares, teve seus limites redefinidos pela Lei Federal nº 11.285 de 08 de março de 2006 e atualmente possui uma área de 42.389,01 hectares.

A história de criação do Parque relaciona-se com a da construção de Brasília. A necessidade de proteger os rios fornecedores de água potável à Capital e de manter a vegetação em estado natural para contribuir com o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos, levaram as autoridades da época a instituí-lo.

Localização

O Parque Nacional de Brasília está localizado no Distrito Federal, ao norte da cidade de Brasília, distante 10 quilômetros do centro da cidade.

O Parque confronta-se ao noroeste, norte e nordeste com a APA do Cafuringa e a APA do Planalto Central, a oeste com a APA do Descoberto, a leste com a Reserva Biológica da Contagem e o Lago Oeste e ao sudoeste, sul e sudeste com zonas altamente urbanizadas, como as cidades de Brasília, Taguatinga, Ceilândia, entre outras. Por ser uma das áreas-núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado Fase I, criada pela Lei Distrital n° 742/1994, o Parque está envolvido pelas Zonas Tampão e de Transição.

De acordo com o Plano de Ordenamento do Distrito Federal – PDOT, aferido pela Lei Complementar n° 803, de 25 de abril de 2009, o Parque Nacional de Brasília insere-se nas Regiões Administrativas de Brasília e de Brazlândia e confronta-se com as Regiões Administrativas do Cruzeiro, SCIA, Taguatinga, Ceilândia, Varjão e Sobradinho II.

O acesso ao Parque dá-se pelos portões 1 (visitantes) e 2 (serviço) situados na Rodovia BR 450, Via EPIA – Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Setor Militar Urbano. Possui mais 10 (dez) portões, com entrada restrita, situados no entorno da Unidade.

Área de Uso Público

O Parque está aberto diariamente à visitação pública, das 8:00 às 16:00 horas e oferece atividades como:

• Oportunidade para contemplar a paisagem e a vida silvestre no Cerrado;
• Utilização de trilhas para caminhadas ou corridas;
• Cursos de educação ambiental;
• Visitas à exposição socioambiental;
• Possibilidade de desfrutar lazer aquático em duas piscinas de água mineral corrente.

Características Gerais

O Parque Nacional de Brasília protege ecossistemas típicos de cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável por 25% da água que abastece a capital federal.

Diversos tipos de vegetação compõem a área do Parque, como: a mata de galeria pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu stricto, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.

A fauna é abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, como: lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), jaguatirica (Leopardus pardalis), ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis); espécies endêmicas: pequeno roedor (Akodom lindberg), gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus), papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops) e várias outras espécies não ameaçadas de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, e ainda, outros grupos pouco estudados, como moluscos, crustáceos, insetos e pequenos organismos invisíveis a olho nu.

O Parque é uma das principais opções da região para se conhecer os valores naturais do Cerrado e realizar práticas recreativas. Conta com duas piscinas de água corrente, trilhas interpretativas e Centro de Visitantes.

A área recém incorporada, na região noroeste do Distrito Federal, agrega ao Parque vários ambientes como: vales escarpados, cachoeiras, nascentes, rios e matas de encosta e de galeria; possibilita a conexão com fragmentos de cerrado nativo, essenciais para formação de corredores ecológicos e intercâmbio genético das espécies de fauna e flora, além de oferecer novas opções para o uso público.

Informações da Unidade

Endereço: BR 450 Km 8,5 Via EPIA, Setor Militar Urbano, Brasília/DF
CEP: 70.635-800
Telefone/fax: 3234-3680/3233-4553/3233-6897
Municípios: Brasília, Padre Bernardo
UF: DF e GO
Criação: 1961
Redefinição dos limites: 2006
Área: 42.389,01 ha
Bioma: Cerrado
Grupo: PI
Categoria: PN
Chefe: Amauri de Sena Motta

Decreto de criação
Dec nº 241, de 29 de novembro de 1961

Redefinição de Limites
Lei nº 11.285, de 8 de março de 2006

Vinculada a Coordenação Regional (CR) 11 – Lagoa Santa

Fonte: www.icmbio.gov.br

Tags: