Site sobre animais
Por 60 anos, cientistas acreditaram que o lóris-delgado-vermelho tivesse desaparecido
Pesquisadores de uma floresta central do Sri Lanka fotografaram uma espécie rara de primata que se acreditava estar extinta por mais de 60 anos, disse hoje (19/07) a Sociedade de Zoologia de Londres.
O lóris-delgado-vermelho (Loris tardigradus) foi fotografado após uma longa inspeção dos pesquisadores da Sociedade, da Universidade de Colombo e da Universidade Aberta do Sri Lanka.
A equipe liderada por Saman Gamage disse que o mamífero não era avistado por mais de 60 anos, até que em 2002, um pesquisador afirmou ter reconhecido os olhos do animal durante uma pesquisa. Isto provocou a vontade entre os pesquisadores em comprovar a existência do primata e também comprová-la com fotos.
Nós estamos entusiasmados por ter captado as primeiras fotografias do animal e provar a sua existência”, disse o biólogo Craig Turner.
Acredita-se que a população de primatas tenha diminuído em seu habitat – na floresta montanhosa– após os governantes da colônia britânica do século XIX terem permitido a derrubada da mata para a plantação de café e chá, disse Gamage.
Ele disse que possivelmente outros lóris vivam em pequenas áreas da floresta montanhosa do Sri Lanka.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
Tags:lóris-delgado-vermelho